Poema "Leitura Encantada"

Nossa professora Mônica Teixeira, responsável pela Sala de Leitura Sonhos e Contos, escreveu o Poema Leitura Encantada

LEITURA ENCANTADA
Na sala de leitura
Aprendi a amar os livros
Aqui leio várias obras
De autores reconhecidos

Cada dia tem uma história
Personagens e suas ações
Que valorizam a leitura
E transformam corações

De um leitor desanimado
Para um cidadão capacitado
A Tre-Le-Lê e a Educarte
Valorizam nossa arte
Incentivam nossos sonhos

Na sala “Sonhos e Contos”
Todos gostam de ler
Os livros são tesouros
Despertam o saber
E a alegria do ler
E do escrever

A leitura me encantou
Não irei parar de ler
O saber me emocionou
Como é bom ser um leitor

 

Confira a entrevista da nossa professora poeta

Há quanto tempo você é professora da Educarte?

Sou professora de Língua Portuguesa da Educarte desde 2014. Entre 2009 e 2010 atuei como professora do antigo “Reforço Escolar” nos anos finais do Ensino Fundamental. Também ministrei aulas para as turmas de 3º ao 5º ano escolar na Tre-Le-Lê Creche Escola, de 2011 a 2013.

Como se iniciou a sua paixão pela Língua Portuguesa?

Aconteceu naturalmente desde os anos finais do Ensino Fundamental. Tive aulas de Língua Portuguesa com uma grande educadora, que se chama Adelina, durante 7 anos consecutivos, no extinto Colégio Delta, em Santa Cruz. Já no oitavo ano, ela afirmava que eu seria professora de Língua Portuguesa.

Na curso de Letras, dediquei-me à Língua Espanhola, mas minha professora de Sintaxe e Português Histórico afirmou que eu seria professora de Língua Portuguesa. Durante meus estágios, conheci as professoras Heloísa e Vanessa, que me receberam com muito carinho na Educarte, onde concluí minha formação de forma prática e satisfatória. Enfim, meu amor pela língua materna foi confirmado durante meu estágio na Tre-Le-Lê/Educarte. 

Fale um pouco sobre o seu projeto de escrever poemas.

Sempre gostei muito de ler e de escrever. Acredito que, assim como eu,  todo profissional de letras tenha o sonho de ser escritor um dia. Desde a adolescência, dedico-me à leitura de vários gêneros textuais e sempre admirei muito a poesia de Mario Quintana, Carlos  Drummond de Andrade, Cecília Meireles e a poesia em forma de canção de Vinicius de Moraes, dentre outros grandes poetas brasileiros. Valorizo imensamente a nossa língua e a nossa cultura. Durante as aulas, empenho-me para que meus alunos se descubram escritores um dia.

A partir do Projeto Literário da Sonhos e Contos, que acontece há três anos, percebi que posso ir além… posso realizar um antigo sonho: escrever poemas e poesias.

Conte sobre a sala de Leitura Sonhos e Contos.

O projeto literário desenvolvido na Sonhos e Contos deixou-me bastante emocionada em 2017, ano em que o projeto teve início efetivamente. Lembro-me que homenageamos o poeta Mario Quintana e fiquei refletindo sobre a beleza e o significado do poema “Eu, passarinho”. Esse poema tão especial de Quintana, tocou-em profundamente através de sua simplicidade e significativa beleza.  
 
Comecei a trabalhar na Sala de Leitura Sonhos e Contos, como professora regente, em 2016. Nesse mesmo ano, teve início o projeto literário na Sala de Leitura, onde, em cada mês, um grande escritor da Literatura Brasileira é homenageado a partir de suas obras e torna-se conhecido dos alunos através de sua biografia, de suas obras, de mídias audiovisuais, de dramatizações e contação de histórias. 
Participam alunos de todos os anos escolares, do Berçário ao 9º ano. Cada atividade realizada é adaptada de acordo com o ano escolar e a faixa etária dos alunos. Neste projeto, os grandes escritores são lembrados, reconhecidos nos livros didáticos, são valorizados  a partir de suas obras e não morrem, tornam-se “Estrelas”.