Dia Nacional do Livro Infantil

 

 

Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, é uma homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, autor das primeiras histórias infantis genuinamente brasileiras. 

Em 1920, Monteiro Lobato publicou “A menina do narizinho arrebitado”, o primeiro livro infantil do Brasil, que se tornou um fenômeno editorial da época. 
Com ele surgiram Narizinho, Emília, Dona Benta e Tia Nastácia, mais tarde reaproveitados em “Reinações de Narizinho, de 1931, uma espécie de versão ampliada do livro dos anos vinte. 

Desde o seu surgimento, “Reinações de Narizinho” e as outras histórias do “Sítio do Pica Pau Amarelo” vêm fazendo parte da nossa cultura, com inúmeras adaptações para a televisão, cinema, rádio e histórias em quadrinho. 

“Reinações de Narizinho” é uma das mais importantes obras da nossa literatura, levando imaginação, aventura, fantasia e muita “brasilidade” para gerações de crianças.

Nossa sala de leitura, A Sonhos e Contos, possui diversas obras de Monteiro Lobato. Dê uma passadinha lá e comemore o Dia Nacional do Livro Infantil com muita imaginação e fantasia!