Matemática significativa e prazerosa

Em Matemática, valorizamos aprendizagem significativa, apresentamos aos alunos as influências que esse componente tem no cotidiano, assim podendo vê-la como necessária para a sua vida. Dessa forma, tratamos as competências e as habilidades a serem desenvolvidas durante a aula, valorizando a construção do raciocínio lógico, a interação dos alunos, o aprender brincando e a prática  de suas vivências na elaboração de conhecimentos.              

No processo de construção do pensamento matemático do aluno, trabalhamos os conceitos através do universo lúdico, com prioridade para que ocorra a aprendizagem significativa e prazerosa. As vantagens, que permeiam esse uso, proporcionam novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, estimulando a aprendizagem e a construção de conhecimentos matemáticos. Através da compreensão da relação entre conceitos e procedimentos dos campos da Matemática: Álgebra, Aritmética, Geometria, Estatística e Probabilidade, assim como, de outras áreas do conhecimento, o aluno apresenta segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

Thaisa Dutra dos Santos,
Gestora de Matemática

 

Veja também: