Qual a mais adequada Escola para meu filho?

De preferência, visite diversas escolas de Educação Básica para observar e constatar, em primeiro lugar, se é legalizada, tem CNPJ e Portarias da Secretaria de Educação.

A partir dessa constatação, elabore inúmeras perguntas, atentando para a qualidade, consistência e veracidade das explicações recebidas. É interessante que a escola seja visitada durante o horário escolar para acompanhar a alegria dos alunos e dos profissionais, pois se trata de um espaço onde o ato de ensinar – aprender é prazeroso.

A proposta pedagógica deve nortear a escolha da família (tradicional, construtivista – interacionista, montessoriana…). Como os  alunos  aprendem e se as estratégias de ensino – aprendizagem são variadas com o apoio das diferentes ferramentas tecnológicas.

Antes de visitar a escola, fisicamente, use as redes sociais para visualizar suas prioridades: alimentação saudável com a presença de nutricionista, higiene e limpeza, proximidade da residência ou do trabalho ou não é importante, horários diversificados para que os responsáveis possam adaptar seu horário de trabalho às  diferentes opções oferecidas pela escola.

Outros aspectos importantes: área verde, espaços recreativos, brinquedos adaptados à faixa etária, atividades oferecidas aos alunos, formação da equipe pedagógico – docente, área da sala de aula compatível com o número de alunos, cozinha, lactário, banheiros, existência de estagiários …

Observe  a quantidade de alunos, por turma. Procure visitar todas as  dependências da escola e verifique se os alunos são separados por faixa etária e escolaridade .

Uma atenção especial precisa ser dada à carga horária diária e se há estratégias de reforço contínuo da aprendizagem, considerando que a escola existe para que todos aprendam.

Uma escola deve ir muito além da “transmissão dos conteúdos  programáticos” e , sim, que trabalhe valores e competências socioemocionais.

Outras Dicas:

– a equipe é completa com:  gestores de  segmento, gestores de área,  psicólogo,  nutricionista, professores com  formação  nível  superior;

– os alunos  são  conhecidos   pelo  nome  e  recebem atenção por parte de todos;

– a disciplina e os limites são tratados a partir do diálogo;

– os pais são atendidos em suas dificuldades, dúvidas, sugestões

E o preço da escola? O que ela oferece é compatível com o valor cobrado?

Escolha uma escola que se alinhe com a filosofia, as crenças da família e as características do filho.

 

Vera Saisse – Diretora da Tre-Le-Lê / Educarte