Plataformas Educacionais

“Uma plataforma é um ambiente na internet de interação com professores e alunos – podemos definir como uma sala de aula virtual onde temas podem ser apresentados e discutidos”

A utilização de plataformas educacionais deixou de ser uma inovação e atualmente é condição essencial às instituições de ensino. Nas linhas abaixo, descrevo de forma sucinta o que são as plataformas, seus pontos positivos, negativos e diferentes formas de utilização.

Uma plataforma é um ambiente na internet de interação com professores e alunos – podemos definir como uma sala de aula virtual onde temas podem ser apresentados e discutidos. Diferentemente de portais e sites, nas plataformas há interação de todos, inclusive entre os próprios alunos – e até mesmo com a participação dos pais, caso seja essa a estratégia da instituição. Estão disponíveis no mercado plataformas “prontas”, com conteúdo didático, e aquelas totalmente “limpas”, em que a escola insere os conteúdos.

O primeiro e mais óbvio motivo da necessidade das plataformas é do conhecimento de todos: nossos alunos nasceram em um mundo digital, muito distante do mundo em que foram educados os professores. A utilização de ferramentas como plataformas nos aproxima dos alunos, tornando as aulas mais atraentes e dinâmicas, próximas do dia a dia dos jovens. Os “smartphones”, tidos como inimigos no bom andamento da aula e muitas vezes proibidos, podem tornar-se aliados da educação – uma vez que as plataformas são compatíveis com dispositivos móveis.    

São inúmeras as possibilidades na utilização das plataformas: o professor pode disponibilizar vídeos, “links”, indicar sites, inserir avaliações, recados, indicar textos a serem lidos previamente em casa e discutidos em sala de aula. Essas diferentes possibilidades fazem-me lembrar do meu professor de biologia, no início dos anos oitenta, e sua caixa de giz colorida, perdendo preciosos minutos de aula para desenhar o citoplasma – tentava criar efeitos tridimensionais e utilizar todas as cores possíveis para facilitar nosso entendimento.

Professores que já utilizam algum tipo de tecnologia – mesmo que minimamente, como uma aula em “power point”, por exemplo – terão muita facilidade na utilização das plataformas. Os que ainda resistem aos novos tempos e novas facilidades são a principal barreira na implementação dessa ferramenta nas escolas. A solução é o comprometimento das áreas pedagógicas, muito treinamento e capacitação – identificando os diferentes “níveis tecnológicos” de cada docente e implementando treinamentos específicos para cada grupo. Profissionais habituados às ferramentas podem ser multiplicadores do conhecimento tecnológico.

As plataformas não são soluções mágicas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem; é sabido que tecnologia sem pedagogia, efetivamente, não traz resultados.  Entretanto, os tempos de professores como o meu antigo mestre de Biologia se foram: a caixa de giz colorida deve ser substituída pelas Plataformas Educacionais!

Frederico Venturini Barbosa, Diretor Adm Financeiro da Educarte Escola e Tre-Le-Lê Creche Escola