O Ensino Fundamental I é estruturado de forma que os alunos desenvolvam a expressão, vivenciem a diversidade, construam o conhecimento, capacitando-os a pensar, criar, experimentar, posicionar-se, apresentar solução para situações-problema, analisar e se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva.

Formado pelos grupos do 1º ao 5º ano escolar, quando há um grande estímulo à curiosidade, autonomia, independência e responsabilidade em relação à aprendizagem, ao espírito científico e ao senso crítico.

A matriz curricular é composta das seguintes áreas do conhecimento:

(a) Língua Portuguesa (produção textual, leitura, literatura, gramática);

(b) Matemática ( cálculos, conceituação, problemas);

(c) Ciências (experiências, laboratório, relatórios);

(d) História/Geografia (aulas-passeio, entrevistas, vivências);

(e) Arte (música, artes visuais, teatro e dança);

(f) Educação Física (jogos e desportos);

(g) Língua inglesa (diária);

(h) História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Além das áreas do conhecimento referidas acima, abordamos temas transversais ligados à Ética, à Saúde, ao Meio Ambiente, à Pluralidade Cultural, à Orientação Sexual e à Filosofia. Do 1º ao 5º ano escolar, são dados destaques ao desenvolvimento de hábitos e atitudes, estímulos à participação nas atividades escolares com entusiasmo, prazer, dedicação, compromisso, autonomia para superar dificuldades e obstáculos.