Projeto de trabalho: “ Biomas brasileiros: saúde do país e do planeta!”

 

Biomas são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. No Brasil temos 06 biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Nesses biomas vivem pessoas, povos, resultantes da imensa miscigenação brasileira.

Num movimento de pesquisa e interação, conheceremos a localização, as características naturais / biodiversidade, os povos originários e a cultura / sociodiversidade, o contexto político, as fragilidades e os desafios dos biomas.

Assim, este projeto visa um trabalho interdisciplinar de grande contribuição às questões da ecologia integral, em particular, à convivência harmônica com os nossos biomas, tendo como objetivo principal conscientizar nossos alunos, educadores e familiares do valor dos nossos biomas para a saúde do país e do planeta.

Cronograma/Conteúdos

Março – O Brasil dividido em biomas.

Abril e Maio – O Brasil e todos os biomas / suas características.

Mata Atlântica –  Berçários; 1º ano; 6º ano

Amazônia – Maternal I; 2º ano; 8º ano A

Cerrado –. Maternal III; 5º ano A / C; 7º ano

 Pantanal – Pré I; 4º ano; 8º ano B

Caatinga – Maternal II; 3º ano; 9º ano A

Pampa – Pré II; 5º ano B / E; 9º ano B

Junho e Julho – Biomas: povos e cultura

 

 

 O Grafite faz parte do conteúdo das aulas do 9º ano e os alunos aprendem as técnicas de produção, conhecem os diversos artistas e obras, além de estudarem um pouco a trajetória dessa arte urbana.

 Todos os anos a escola trabalha com projetos que agregam mais experiências à aprendizagem através das atividades que conduzem os alunos a compreender os assuntos de uma forma mais prática. O tema do projeto deste semestre é sobre os biomas brasileiros. Unimos o conteúdo das aulas de artes com o tema tratado e iniciamos inúmeras pesquisas sobre como a não preservação do meio ambiente e a destruição dos biomas interferem na nossa vida. Além de colocar em prática o que aprendemos sobre grafite, percebemos que seria importante conscientizar as pessoas com relação aos problemas ambientais.

 O grafite é uma das formas de dizer o que nos incomoda, de chamar atenção para a situação atual e falar através de cores e formas.

 

Materiais: tinta acrílica. Para produção utilizamos rolo, trincha, pincel e lápis.

Turmas 9º A e 9º B

Professora Fernanda

Área do conhecimento: Artes